Atividades durante a pandemia

PROJETO DE EXTENSÃO

A vida que não cabe nos diagnósticos: ampliando o papel dos Serviços-Escola de psicologia

Esta ação de extensão se propõe a repensar o que um serviço-escola pode oferecer, enquanto espaço potencial de escuta, para além das ações de assistência psicológica individual. Objetivamos, a partir de uma perspectiva ampliada de saúde, promover a reflexão e discussão sobre o que é considerado normal e patológico. Nessa perspectiva, contamos com a potencialidade da construção coletiva de recursos alternativos à ideia de que é necessário psicoterapia para todos. Trata-se de interrogar o que é oferecido como espaço de tratamento para a comunidade, buscando, ao mesmo tempo, a não naturalização e padronização das respostas às demandas de tratamento, dando lugar ao singular, como marca da experiência de cada um em sua relação com os outros.

A partir da abordagem de temas que perpassam a vida cotidiana daqueles que se dirigem à Divisão de Psicologia Aplicada, pretendemos oferecer a possibilidade de uma reflexão compartilhada como recurso de subjetivação diante do que se apresenta como impasse, embaraço, decepção, enfim, a vida como acontece. Dentro dessa ação, buscamos promover esse espaço a partir de rodas de conversas temáticas visando a promoção da troca de saberes e experiências com a comunidade e o público externo à UFRJ.

Data de início: 10/08/2020

Coordenadora: Fernanda Pacheco Ferreira

Equipe:

Membros internos: Andrea Vilanova, Leonardo Velasco e Priscila Lopes (UFRJ)

Membros externos: Débora Uhr (UFRRJ)

Extensionistas: Clara Fanhoso, Juliana Braga, Juliana Garcia, Lucas Vinicius, Mariana Corrêa, Mariana Moreno e Tatiana Ramalho

Acompanhe o Instagram do projeto para mais informações

www.instagram.com/avidaquenaocabenosdiagnosticos